Vamos Batizar o nosso Filho
O que é o Batismo?
O Batismo é o primeiro dos Sacramentos, aquele que
Consagra o Nascimento de um Cristão.
O Batismo é muitas vezes vivido como uma festa da família:
celebra o Nascimento de um bebé e reúne as pessoas que são
mais próximas, habitualmente numa ocasião mais aconchegada e especial.
Quando Batizar?
A prática de Batizar os bebés nos primeiros meses de vida remonta às origens da Igreja e a sua razão prende-se na relação do homem com Deus: que não é o caminho do homem que devemos absolutizar – é Deus que tem a iniciativa.
No entanto, também existem Famílias que decidem esperar que os seus filhos cresçam para que possam tomar esta decisão sozinhos, ou pessoas que o decidem fazer em Vida Adulta por terem passado por um período de Conversão Cristã.
Agendar o Batismo
Ir ao Cartório Paroquial da Igreja da sua localização geográfica para reservar uma data e hora para a Cerimónia e para o dia do Curso de Preparação de Batismo (antecedência mínima aconselhada de 1 mês).
Que documentos levar:
-
Certidão de nascimento e cartão de cidadão do bebé;
-
Dados completos da Família e Padrinhos (Cartão de Cidadão, Comprovativos de Batismo e/ou Crisma)
-
Documento de transferência de Batismo no caso dos Pais e Bebé não residirem na área geográfica da Paróquia.
A escolha dos Padrinhos
A escolha dos Padrinhos deve ser tomada de forma
consciente e ponderada por parte dos Pais.
Os Padrinhos têm o Papel de ajudar o seu Afilhado, em conjunto com os Pais, a seguir os passos na Fé Cristã pelo que, segundo o Código de Direito Canónico, existem algumas diretrizes
a seguir nesta escolha:
-
Ser Católico, Batizado e Crismado.
-
Ter mais de 16 anos de idade
Missa de Batismo
Se desejar e puder ter uma Cerimónia mais personalizada, poderá ter em conta algumas Leituras mais especiais ou orientadas para o dia, bem como organizar as músicas para o Coro animar a Celebração. Todos os conteúdos deverão ser aprovados pelo Padre que irá celebrar o Batismo, habitualmente no dia do Curso de Preparação para o mesmo (CPB)
Essenciais Batismo
Para além da Preparação necessária para o Batismo, os únicos essênciais para a Celebração Religiosa são a Vela e a Toalha.
À semelhança do Casamento, no Batismo é também um hábito escolher roupa Branca/Clara para o Bebé por simbolizar a Pureza que neste dia ganha uma dimensão muito especial.
O que oferecer ao Afilhado
O dia do Batismo é um dia importante. Para o batizando, porque começa a sua nova vida no seio da Igreja. Para a sua família, que ao fazê-lo batizar declara a sua intenção de o educar seguindo certos valores, um caminho de vida espiritual com Jesus. Os presentes devem levar em conta a importância deste dia e essas intenções.
Algumas sugestões/Tradições:
-
Vela, concha e toalha
-
Cruz de Prata com a Data de Batismo
-
Roupa de Batismo